VERRUGA PLANTAR

Inserida em: 09/02/2018

Nelson Guimarães Proença

 

Você acaba de fazer a eliminação de sua verruga plantar (popularmente também chamada olho-de-peixe), por um processo de eletrofulguração, seguido de curetagem.

A cicatrização pode demorar até um mês, ou pouco mais, pois foi preciso fazer uma cauterização mais profunda, a qual permitir destruir o ponto mais profundo da verruga (“suas raízes”).

Agora, para melhor cicatrizar a lesão cauterizada, obedeça as seguintes recomendações:

1a.) lave os pés duas vezes ao dia: de manhã, antes de calçar seu sapato e também a noite, após seu banho;

2a.) para lavar, use somente água e sabonete; nada de líquidos desinfetantes;

3a.) pela manhã faça um curativo simples, utilizando apenas gaze e adesivo (tipo micropore); sobre a gaze coloque suave camada do creme que foi recomendado, para auxiliar na cicatrização;

4a.) agora já pode calçar, normalmente;

5a.) no período da noite não é feito curativo; apenas lave os pés e vá para a cama, sem curativo; assim exposta ao ar, a lesão cauterizada cicatriza mais rapidamente;

6a.) importante voltar ao médico no dia que ele determinou, isto é, no 21o. dia; isto é obrigatório, e a explicação do motivo é dada a seguir.

 

Explicação ; quando a lesão da planta do pé é cauterizada, a cicatrização deve ser feita do contorno para o centro, e também do fundo para a superfície (“de dentro para fora”). Acontece que o fundo começa a granular mais depressa do que a superfície, que está cicatrizando. Então, o fundo fica mais elevado do que o contorno, tornando impossível que a cicatrização se complete. Quando isto acontece, o povo diz que “formou uma carne esponjosa”. O médico diz que “formou granulação excessiva”.

Isto acontece sempre ao se completar a terceira semana. Não deixe de voltar ao consultório. Se realmente tiver formado a granulação excessiva, ela será tocada com bastão de nitrato de prata. Aí sim, a cicatrização irá se completar.

 

 



Palavras-chave: VERRUGA PLANTAR