ISOTRETINOINA

Inserida em: 27/03/2013

Nelson Guimarães Proença

O nome comercial é Roacutan, mas o princípio ativo é a Isotretinoina. São absolutamente iguais. Este é um medicamento importante no tratamento da acne, mas há restrições que precisam ser conhecidas. Por esta razão, só pode ser usado com estrito acompanhamento médico.

Inicialmente, vamos dar três informações, muito importantes.

Primeira: não pode ser usado na gravidez, pois provoca malformações no feto. Mesmo os rapazes precisam saber disto. Vou contar um fato real. Ocorreu na cidade de Ribeirão Preto, em 1995. O rapaz resolveu “tratar” sua namorada, que estava com “espinhas”; ele estava tomando isotretinoina, deu para ela tomar, mas a moça estava grávida e a criança nasceu com malformações.

Segunda: o/a adolescente que sofre de depressão, pode ter agravado seu estado; para estes, já aconteceu de Isotretinoina ter ocasionado sérias conseqüências.

Terceira: há alguma diminuição, temporária, da força muscular; rapazes que freqüentam academias notam isto, mas não precisam se preocupar, pois é temporário e tudo voltará ao normal.

Agora vamos destacar as modificações que resultam de efeitos, freqüentes e esperados, quando se usa o Roacutan / Isotretinoina. A medicação resseca tudo. Vejamos.

1) Os lábios se tornam secos. Há necessidade de usar um batom labial, com manteiga de cacau. Ou, então, um batom que contenha um protetor solar. Usar várias vezes ao dia.

2) Os olhos podem ficar secos, com sensação de “areia nos olhos”; às vezes  isto obriga ao uso de um colírio simples, só para manter os olhos úmidos.

3) Há quem se queixe de narinas secas, às vezes saindo umas raias de sangue. Isto pode ser resolvido, pingando gotas de soro fisiológico.

4) Os cabelos perdem a oleosidade excessiva; quem usava xampu para “cabelos oleosos”, tem de mudar para “xampu de cabelos normais”.

5) A face muda bastante, torna-se seca, por vezes tolerando mal o gel para acne, que vem sendo utilizado.

6) Também a pele, em geral, fica mais seca nos membros, e estes podem precisar de um hidratante.

Há raros casos em que o/a jovem se queixa de dores musculares. Já tive dois casos que tiveram de abandonar o tratamento, por terem tido dores intensas, nas costas.

Outra coisa importante: a pele fica mais sensível ao sol. Daí o verão não ser a melhor época para iniciar o tratamento, pois o jovem pode querer ir à praia, em férias.mas, se resolver tratar, deve se proteger bem, do sol.

Em mais ou menos dois por cento dos paciente há uma piora inicial, muito intensa. Isto, que em inglês foi chamado de “flare up”, deve ser imediatamente comunicado ao médico.

Qualquer outra coisa que aconteça, além do que foi explicado, também necessita ser comunicada ao médico assistente.



Palavras-chave: ISOTRETINOINA