ACNE VULGAR E SUAS VARIEDADES CLÍNICAS

Inserida em: 18/05/2018

 

Acne vulgaris and clinical variants

ACNE VULGARIS

Nelson Guimarães Proença

 

 

Acne é uma afecção que tem por sede os folículos pilossebáceos, da face e da porção alta do tronco. Seu aspecto mais marcante é a retenção da secreção sebácea proveniente da glândula sebácea anexa ao folículo piloso, agregada a restos celulares queratinizados provindos da parede do folículo. Forma-se então o comedão, ponto de partida do aparecimento da acne.

Em 2013 fizemos uma revisão do tema “Acne vulgar e Erupções acneiformes” (1), a qual consta deste SITE. Sugerimos que o leitor a consulte também.

São várias as causas envolvidas, sendo então variável o aspecto clínico da acne.

O Colégio Ibero Latino-Americano de Dermatologia criou um “Grupo Latinoamericano de Estudio del Acne”, GLEA, com o objetivo de caracterizar melhor estas afecções do folículo pil-sebáceo, permitindo dar melhor base para uma proposta de Classificação. O GLEA concluiu e divulgou o resultado de seu trabalho, logo ao início deste Século XXI. Apesar de westar bem fundamentada, a proposta de “Classificação” feita pelo GLEA recebeu ainda uma contribuição adicional, de Anna Kaminsky e R Lago (2).

Não participei  dos trabalhos desse Grupo — sequer os acompanhei — mas concordo e aceito sua proposta. Não obstante, tenho sugestões a fazer.

A primeira é que adoto a denominação genérica — Acne vulgaris — proposta por Rabello há meio século (3). Esta denominação agrupa os aspectos clínicos da Classificação da GLEA: acne comedoniana, acne pápulo-pustulosa e acne nódulo-cística.

A segunda é que cabe acrescentar à acne vulgar formas cicatriciais muito peculiares, que motivam a consulta do paciente, a saber: acne cicatricial anetodérmica e acne cicatricial queloideana.

Levando em consideração as três opiniões convergentes — GLEA, Anna Kaminsky & Lago, Rabello — às quais acrescento minha própria opinião, apresento agora minha sugestão para a Classificação da Acne.


CLASSIFICAÇÃO DA ACNE

Acne vulgar

Acne comedoniana

Acne Pápulo-pustulosa

Leve

Moderada

Severa 

Acne nódulo-cística

Moderada

Severa

Formas Especiais da Acne

Acne conglobata

Acne fulminans

Acne Cicatricial

Acne cicatricial anetodérmica

Acne cicatricial queloideana

Variantes da Acne

Acne escoriada

Acne neonatal

Acne infantil

Acne prepuberal

Acne do adulto

Acne cosmética

Acne mecânico ou friccional

Acne ocupacional / cloracne

Acne induzida por fármacos


(1) Proença NG – Acne vulgar e erupções acneiformes (neste SITE).

(1) Kaminsky A & Lago R - Acne, Algoritmo Terapêutico. Dermatol Arg 2004; 10 (3):171-183.

 

 (2) Rabello FE — Nomenclatura Dermatológica. Segunda Edição, Rio de Janeiro, 1980; pag 20.

 

 



Palavras-chave: Acne