ARQUIVOS TIPO ATLAS

ACNE MEDICAMENTOSO

Drug-induced acne

ACNE MEDICAMENTOSA

Autor: Nelson Guimarães Proença

Inserida em: 01/02/2018


CASO 1 (22820) 

Um rapaz de 19 anos consulta por apresentar alopecia areata com tendência a se tornar universal. Foi iniciado tratamento com betametasona oral, 1 mg ao dia, a partir do terceiro mês teve erupção acneiforme característica.





CASO 2 (22262)

Paciente do sexo masculino, 32 anos, japonês, consulta por apresentar lesões nodulares e pruriginosas, das pernas. Diagnosticado prurigo nodular de Hyde, é iniciado tratamento com betametasona, 1,5 mg ao dia. na terceira semana de tratamento surge erupção no dorso, acneiforme.





CASO 3 (16747)

Paciente do sexo feminino, 18 anos, fez consulta clínica há 2 meses e, nessa ocasião, foi prescrita vitamina B12 injetável. Nas semanas que se seguiram começaram a surgir “pontos inflamados” na pele, que não provocam sintomas.





CASO 4 (46040)

Uma moça de 25 anos, cor branca, está em tratamento psiquiátrico, medicada com lítio há 5 meses. Estão surgindo “espinhas” na face e no dorso, desde então. Ao exame dermatológico as lesões estão localizadas principalmente no dorso e na região peitoral. 

São lesões monomorfas, pequenas pústulas, sem formação de comedões.





Comentários

São muitas as drogas que podem ser causadoras de erupção acneiforme. Em revisão recente (1) foram relacionadas, entre outras, principalmente as seguintes drogas: corticosteroides, anabolizantes, anticonvulsivantes, lítio, halogênios (iodo, bromo), vitamina B12, etc. Seria mais apropriado falar em foliculite medicamentosa, do que em acne medicamentosa. Para obter reversão do quadro clínico é preciso suspender a droga causadora e ter paciência para aguardar a regressão espontânea.

A erupção folicular é monomorfa, não se formando comedões. A formação de pequeninas pústulas pode ser avistada já na clínica, mas fica melhor caracterizada no exame histopatológico.

(1) Layton AM – Textbook of Dermatology, Rook’s, 2010, 42.72-73.


Palavras-chave: Acne medicamentoso, Drug-induced acne, Acne medicamentosa